"MULAS DO TRÁFICO" SUL-MATO-GROSSENSE

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E COOPTAÇÃO

Autores

  • Marco Aurélio Petroni de Moura PRF

DOI:

https://doi.org/10.59731/rdf.v2i9.123

Palavras-chave:

Tráfico de drogas, Cooptação, Mulas, Vulnerabilidades socioeconómicas

Resumo

Através de uma pesquisa bibliográfica com os marcadores “narcotráfico”, “Direitos Humanos”, “Vulnerabilidades Sociais” e da análise de todas as ocorrências de tráfico de drogas registradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Estado de Mato Grosso do Sul em 2022, o presente trabalho procurou identificar e analisar as principais vulnerabilidades e características socioeconômicas encontradas entre as pessoas presas transportando drogas (denominadas “mulas do tráfico”) flagradas pela PRF no Mato Grosso do Sul, em 2022, com o objetivo de contribuir com o meio acadêmico e apontar políticas públicas para a proteção e promoção sociais. Entre as principais vulnerabilidades e características socioeconômicas observadas, a baixa escolaridade, o desemprego, a informalidade e a ocupação de trabalhos de baixa especialização são recorrentes. O estudo também identificou que apesar da maioria dos presos serem do gênero masculino, é preocupante o número de mulheres cada vez mais jovens que se envolvem com o transporte de drogas. Políticas públicas especialmente na área da educação e profissionalização emergem como essenciais para um possível afastamento da delinquência.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Petroni de Moura, PRF

Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Anhanguera UNIDERP. Policial Rodoviário Federal. marcopetroni@hotmail.com

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

PETRONI DE MOURA, M. A. "MULAS DO TRÁFICO" SUL-MATO-GROSSENSE: CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E COOPTAÇÃO. Revista (RE)DEFINIÇÕES DAS FRONTEIRAS, [S. l.], v. 2, n. 9, p. 121–139, 2024. DOI: 10.59731/rdf.v2i9.123. Disponível em: https://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/article/view/123. Acesso em: 23 nov. 2024.