"MULAS DO TRÁFICO" SUL-MATO-GROSSENSE

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E COOPTAÇÃO

Autores/as

  • Revista PRF

DOI:

https://doi.org/10.59731/rdf.v2i9.123

Palabras clave:

Tráfico de drogas, Cooptação, Mulas, Vulnerabilidades socioeconómicas

Resumen

Através de uma pesquisa bibliográfica com os marcadores “narcotráfico”, “Direitos Humanos”, “Vulnerabilidades Sociais” e da análise de todas as ocorrências de tráfico de drogas registradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Estado de Mato Grosso do Sul em 2022, o presente trabalho procurou identificar e analisar as principais vulnerabilidades e características socioeconômicas encontradas entre as pessoas presas transportando drogas (denominadas “mulas do tráfico”) flagradas pela PRF no Mato Grosso do Sul, em 2022, com o objetivo de contribuir com o meio acadêmico e apontar políticas públicas para a proteção e promoção sociais. Entre as principais vulnerabilidades e características socioeconômicas observadas, a baixa escolaridade, o desemprego, a informalidade e a ocupação de trabalhos de baixa especialização são recorrentes. O estudo também identificou que apesar da maioria dos presos serem do gênero masculino, é preocupante o número de mulheres cada vez mais jovens que se envolvem com o transporte de drogas. Políticas públicas especialmente na área da educação e profissionalização emergem como essenciais para um possível afastamento da delinquência.

Biografía del autor/a

Revista, PRF

Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Anhanguera UNIDERP. Policial Rodoviário Federal. marcopetroni@hotmail.com

Publicado

2024-10-02

Cómo citar

REVISTA. "MULAS DO TRÁFICO" SUL-MATO-GROSSENSE: CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E COOPTAÇÃO. Revista (RE)DEFINIÇÕES DAS FRONTEIRAS, [S. l.], v. 2, n. 9, p. 121–139, 2024. DOI: 10.59731/rdf.v2i9.123. Disponível em: https://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/article/view/123. Acesso em: 23 nov. 2024.