A A RELEVÂNCIA DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ (PMPR) NA SEGURANÇA PÚBLICA DA FRONTEIRA DO ESTADO

Autores/as

  • Alan Diogo Schons PMPR
  • Luis Eduardo Beiger da Luz PMPR/BPRV

DOI:

https://doi.org/10.59731/rdf.v2i7.98

Palabras clave:

Unidade Especializada de Fronteira; Segurança Pública; Paraná.

Resumen

A elaboração deste trabalho foi motivada pelos recentes eventos que questionaram a legitimidade da legalidade e necessidade de uma Unidade Especializada de Fronteira a nível estadual no Paraná. Diante do questionamento realizado, muitos rumores surgiram internamente no Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), motivo pelo qual os autores tiveram a ideia de produzir o presente artigo. O intuito é que este venha a esclarecer alguns elementos, trazendo à luz a pesquisa científica, utilizando-se de referencial teórico e conhecimento prático no tocante aos elementos que compõem a visão, a partir de dentro, da legitimidade e necessidade da referida instituição de Segurança Pública do Estado do Paraná. Diante disso, a pesquisa científica foi realizada com saber teórico e prático, distribuídos na introdução, nas considerações iniciais e conceituais, na elucidação da Unidade Especializada de Fronteira do Estado do Paraná e considerações finais.

Biografía del autor/a

Alan Diogo Schons, PMPR

Bacharel em Administração (FAO), 2006. Mestrado em Geografia (UNIOESTE), 2020. Especialização em Segurança Pública (CENES), 2023.

Luis Eduardo Beiger da Luz, PMPR/BPRV

Graduação em Bacharelado em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), 2013. Pós Graduação em Cinotecnia Policial pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (IPEP), 2022. Pós Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), 2023.

Publicado

2024-09-07

Cómo citar

SCHONS, A. D.; LUZ, L. E. B. da. A A RELEVÂNCIA DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ (PMPR) NA SEGURANÇA PÚBLICA DA FRONTEIRA DO ESTADO. Revista (RE)DEFINIÇÕES DAS FRONTEIRAS, [S. l.], v. 2, n. 7, p. 114–131, 2024. DOI: 10.59731/rdf.v2i7.98. Disponível em: https://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/article/view/98. Acesso em: 21 nov. 2024.