O PROCESSO DE OCUPAÇÃO HUMANA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Autores/as

  • Claudio Taveira Gouvêa

DOI:

https://doi.org/10.59731/rdf.v2i6.90

Palabras clave:

Ocupação, Amazônia Brasileira, Escassez de recursos

Resumen

Este artigo propõe uma análise do processo de povoamento da Amazônia brasileira, em suas diferentes etapas de desenvolvimento econômico, buscando demonstrar a relação desse processo desordenado e exploratório com os problemas enfrentados na região ainda hoje. Para esta análise foi utilizada metodologia bibliográfica, associada a estudo de casos concretos, especialmente operações de segurança pública, realizadas na região. A escassez de recursos materiais e humanos nessa região de dimensões continentais, decorrente dessa desordem habitacional, demonstra que é urgente a necessidade de proteção e de desenvolvimento da região, para garantir a sua segurança e a sua defesa. Essa escassez, certamente impacta diretamente as instituições que operam na região. Essas possuem tarefas previstas em suas missões singulares organizacionais que incidem nos aspectos relacionados à segurança, à defesa e ao desenvolvimento e que, de modo geral, encontram obstáculos significativos à sua eficiência, eficácia e efetividade, contra os problemas históricos da área. Como possíveis soluções a essa escassez de recursos, as ações conjuntas que envolvem diferentes instituições públicas de segurança na Amazônia, ocorrem de forma isolada e longe de serem sistêmicas. Rendem bons resultados, porém dentro de uma janela de espaço quando vigoram, podendo servir de protótipos às políticas efetivas. Essas ações conjuntas possibilitam às instituições condições de enfrentar problemas históricos que são potencializados pelas cobiças estrangeiras sobre as riquezas da Amazônia.

Biografía del autor/a

Claudio Taveira Gouvêa

Formado em Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,
no ano de 2007. Policial Rodoviário Federal desde 2009. Integrante da Força de Choque da PRF desde 2014. Atualmente, Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da 7ª Delegacia PRF em Barra do Garças MT.

Publicado

2024-04-29

Cómo citar

GOUVÊA, C. T. O PROCESSO DE OCUPAÇÃO HUMANA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Revista (RE)DEFINIÇÕES DAS FRONTEIRAS, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 98–121, 2024. DOI: 10.59731/rdf.v2i6.90. Disponível em: https://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/article/view/90. Acesso em: 24 nov. 2024.