A A RELEVÂNCIA DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ (PMPR) NA SEGURANÇA PÚBLICA DA FRONTEIRA DO ESTADO

Autores

  • Alan Diogo Schons PMPR
  • Luis Eduardo Beiger da Luz PMPR/BPRV

DOI:

https://doi.org/10.59731/rdf.v2i7.98

Palavras-chave:

Unidade Especializada de Fronteira; Segurança Pública; Paraná.

Resumo

A elaboração deste trabalho foi motivada pelos recentes eventos que questionaram a legitimidade da legalidade e necessidade de uma Unidade Especializada de Fronteira a nível estadual no Paraná. Diante do questionamento realizado, muitos rumores surgiram internamente no Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), motivo pelo qual os autores tiveram a ideia de produzir o presente artigo. O intuito é que este venha a esclarecer alguns elementos, trazendo à luz a pesquisa científica, utilizando-se de referencial teórico e conhecimento prático no tocante aos elementos que compõem a visão, a partir de dentro, da legitimidade e necessidade da referida instituição de Segurança Pública do Estado do Paraná. Diante disso, a pesquisa científica foi realizada com saber teórico e prático, distribuídos na introdução, nas considerações iniciais e conceituais, na elucidação da Unidade Especializada de Fronteira do Estado do Paraná e considerações finais.

Biografia do Autor

Alan Diogo Schons, PMPR

Bacharel em Administração (FAO), 2006. Mestrado em Geografia (UNIOESTE), 2020. Especialização em Segurança Pública (CENES), 2023.

Luis Eduardo Beiger da Luz, PMPR/BPRV

Graduação em Bacharelado em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), 2013. Pós Graduação em Cinotecnia Policial pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (IPEP), 2022. Pós Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-07

Como Citar

SCHONS, A. D.; LUZ, L. E. B. da. A A RELEVÂNCIA DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ (PMPR) NA SEGURANÇA PÚBLICA DA FRONTEIRA DO ESTADO. Revista (RE)DEFINIÇÕES DAS FRONTEIRAS, [S. l.], v. 2, n. 7, p. 114–131, 2024. DOI: 10.59731/rdf.v2i7.98. Disponível em: https://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/article/view/98. Acesso em: 16 set. 2024.