CRIMES DE FRONTEIRA E TERRITORIALIDADE:

UM ESTUDO SOBRE A AÇÃO DO ESTADO NA COIBIÇÃO DOS CRIMES DE FRONTEIRA EM SÃO GABRIEL/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59731/rdf.v2i7.88

Palavras-chave:

Geografia, Fronteira, Territorialidade, Crimes de Fronteira

Resumo

O presente artigo objetiva compreender a relação do princípio da territorialidade com a ação de coibição aos crimes de fronteira no município de São Gabriel-RS. Para atender ao objetivo da pesquisa, pretende-se analisar e conhecer as normativas relativas ao direito fronteiriço, que regulamentam as ações do Estado na coibição dos crimes típicos da faixa de fronteira. Também, estuda-se como a Geografia percebe a questão da territorialidade, que serve de indicativo para estabelecer a delimitação fronteiriça de um Estado. Além disso, procura-se conhecer e descrever os crimes típicos da faixa de fronteira previstos na legislação, identificando os crimes mais comuns cometidos no município de São Gabriel-RS, no período de 2015 a 2020. Por fim, descrevem-se as ações empreendidas pelos órgãos estatais presentes no município para reprimir crimes fronteiriços. O método de abordagem do problema é o dedutivo, porque o raciocínio parte de uma compreensão geral do que consiste a territorialidade, a sua relação com a normatização dos crimes de fronteira e o exercício do poder de polícia do Estado para as ações para coibi-los. O método de procedimento utilizado foi o monográfico, que consiste no estudo das ações de determinadas instituições públicas, buscando entender como realizam o combate aos crimes típicos de fronteira no período referido acima. Este estudo resulta em uma pesquisa semelhante à bibliográfica e documental, porque utiliza dados sem tratamento analítico, fornecidos pelos órgãos de segurança pública em relação ao tema pesquisado, além da análise da legislação sobre o direito fronteiriço.

Biografia do Autor

Mariane Moreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Uniesp (Cabedelo, Paraíba) e pós-graduanda em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Downloads

Publicado

2024-09-07

Como Citar

MOREIRA DA SILVA, M.; HARTEMINK CANTINI, A. CRIMES DE FRONTEIRA E TERRITORIALIDADE:: UM ESTUDO SOBRE A AÇÃO DO ESTADO NA COIBIÇÃO DOS CRIMES DE FRONTEIRA EM SÃO GABRIEL/RS. Revista (RE)DEFINIÇÕES DAS FRONTEIRAS, [S. l.], v. 2, n. 7, p. 132–157, 2024. DOI: 10.59731/rdf.v2i7.88. Disponível em: https://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/article/view/88. Acesso em: 16 set. 2024.