INTEGRAÇÃO ENTRE A POLÍCIA FEDERAL DO BRASIL E AS POLÍCIAS DO URUGUAI NA FRONTEIRA DAS CIDADES GÊMEAS SANTANA DO LIVRAMENTO/RS E RIVERA/ROU

Autores

  • Paulo Roberto Nunes

DOI:

https://doi.org/10.59731/vol1iss1pp264-277

Palavras-chave:

Integração, Cidades gêmeas, PRF, Fronteira, Arco Sul

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apontar alguns aspectos sobre a integração entre a Polícia Federal do Brasil e as Polícias Uruguaias na fronteira das cidades gêmeas Santana do Livramento/RS e Rivera/ROU. Além do aporte legal e bibliográfico, a pesquisa conta com a coleta de dados, por meio de um questionário on-line enviado para policiais federais do Brasil e para policiais uruguaios, com perguntas associadas à experiência profissional na fronteira em estudo. O texto, primeiramente, apresenta conceitos e significados à fronteira e às cidades gêmeas, chegando à contextualização da Fronteira da Paz. Após, explanam-se determinados Acordos e Decretos propostos no Mercosul, seguidos de algumas integrações policiais nesta fronteira, com relatos de ações policiais e de experiências, reiterando a significativa preocupação dos policiais com a proteção jurídica. No final, são feitas considerações sobre a importância de a legislação ir ao encontro da necessidade de normatizar as ações interativas das polícias dos dois países, proporcionando embasamento legal para as atuações efetivas e fomentando a interação.

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

NUNES, P. R. INTEGRAÇÃO ENTRE A POLÍCIA FEDERAL DO BRASIL E AS POLÍCIAS DO URUGUAI NA FRONTEIRA DAS CIDADES GÊMEAS SANTANA DO LIVRAMENTO/RS E RIVERA/ROU. Revista (RE)DEFINIÇÕES DAS FRONTEIRAS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 218–231, 2023. DOI: 10.59731/vol1iss1pp264-277. Disponível em: https://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/article/view/15. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos