THE INTERFACE BETWEEN THE BIOCEANIC ROAD AND THE BELT AND ROAD INITIATIVE (BRI) FROM A BRAZILIAN PERSPECTIVE ON CRIMINAL ORGANIZATIONS

Autores

  • Rafael Ferro Angelo Polícia Federal

DOI:

https://doi.org/10.59731/rdf.v2i7.78

Palavras-chave:

Belt and Road Initiative, Bioceanic corridor, transnational organized crime, Brazil, perspective

Resumo

As atuais mudanças na dinâmica mundial conduzem a um aumento na complexidade das relações entre os países. Nessa perspectiva, o objetivo geral do artigo analisa o impacto da integração da América Latina e do Leste Asiático por meio do Corredor Bioceânico e da Iniciativa Cinturão e Rota em mercados ilícitos. Os objetivos específicos se focam na identificação de elementos complicadores para a segurança regional, decorrentes do envolvimento colaborativo e competitivo de atores destas redes ilegais. A metodologia adotada é predominantemente qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica, análise documental e estudos de caso baseados em dados de documentos acadêmicos e governamentais, e relatórios de organismos internacionais. Os tópicos abordados incluem tráfico de drogas e armas, iniciativas de infraestrutura, interconexão regional e global, e suas relações com o fenômeno criminal na América do Sul. A partir dos resultados obtidos, o artigo enfatiza a dimensão antecipatória, fornecendo recomendações preventivas na colaboração internacional, a padronização de capacidades informacionais por meio de modelos de dados comuns em hubs logísticos rodoviários, e a aplicação de protocolos de segurança em hubs marítimos, com ênfase na metodologia ARESP (Análise de Riscos com Ênfase na Segurança Portuária), contribuindo para a integração regional na segurança global, e propondo medidas práticas e colaborativas para antecipar e mitigar potenciais desafios decorrentes da interconexão de redes ilícitas em um escala global.

Downloads

Publicado

2024-09-07

Como Citar

FERRO ANGELO, R. THE INTERFACE BETWEEN THE BIOCEANIC ROAD AND THE BELT AND ROAD INITIATIVE (BRI) FROM A BRAZILIAN PERSPECTIVE ON CRIMINAL ORGANIZATIONS. Revista (RE)DEFINIÇÕES DAS FRONTEIRAS, [S. l.], v. 2, n. 7, p. 59–90, 2024. DOI: 10.59731/rdf.v2i7.78. Disponível em: https://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/article/view/78. Acesso em: 16 set. 2024.