A IMPORTÂNCIA DO GOVERNO ELETRÔNICO E DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO FORTALECIMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA E NO COMBATE AOS CRIMES DE FRONTEIRA

Autores

  • Higor Braga
  • Jefferson Becker

DOI:

https://doi.org/10.59731/vol1iss1pp200-218

Palavras-chave:

E-governo, Governo Eletrônico, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Segurança pública, Crimes de fronteira

Resumo

A nova realidade gerada pela sociedade do conhecimento, que utiliza massivamente ferramentas tecnológicas como smartphones, tablets e notebooks para buscar informações, trouxe a necessidade de criação de estruturas governamentais com foco voltado para implementação de políticas relacionadas ao Governo Eletrônico. O objetivo deste trabalho é compreender como a implementação de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação podem aproximar a relação Estado x sociedade e contribuir para um fortalecimento da segurança pública, aumentando a efetividade das ações de enfrentamento aos crimes de fronteira. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, concluindo-se que, apesar de existirem várias ações pontuais e efetivas promovidas pelas diversas instituições integrantes da segurança pública, ainda existe uma carência em relação a políticas públicas com abrangência nacional e que promovam a real integração dos dados e universalização das ações, gerando resultados mais satisfatórios e automaticamente interferindo na relação entre Estado x sociedade.

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

BRAGA, H.; BECKER, J. A IMPORTÂNCIA DO GOVERNO ELETRÔNICO E DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO FORTALECIMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA E NO COMBATE AOS CRIMES DE FRONTEIRA. Revista (RE)DEFINIÇÕES DAS FRONTEIRAS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 177–196, 2023. DOI: 10.59731/vol1iss1pp200-218. Disponível em: https://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/article/view/12. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos