ASAS QUE DEVASTAM A AMAZÔNIA

UMA ANÁLISE DO CENÁRIO DE PISTAS DE POUSO E VOOS IRREGULARES QUE DÃO SUPORTE AO GARIMPO ILEGAL NA TI YANOMAMI

Autores

  • Everaldo Bastos Furtado
  • Tássio Franchi
  • Lucas Barreto Rodrigues
  • Gustavo Da Frota a Simões

DOI:

https://doi.org/10.59731/rdf.v2i6.4

Palavras-chave:

Amazônia, Terra Indígena Yanomami, Garimpo ilegal, Pistas de pouso irregulares, Operação Escudo Yanomami, voos clandestinos

Resumo

O garimpo ilegal de ouro é uma das atividades indutoras de diversos outros crimes ambientais e outros crimes comuns. Isso se dá devido à complexidade necessária para a operação de uma planta garimpeira, e da presença ou não de atores envolvidos com o Crime Organizado Transnacional. Para cada região da Amazônia, essa atividade se vale de uma determinada característica logística para operacionalizar suas atividades ilícitas, que é dada pelo tipo das vias de acesso na região. No caso da Terra Indígena (TI) Yanomami o acesso a região pode ser feito predominantemente por meio fluvial, em pequenas embarcações devido ao calado dos rios e por aeronaves. Este artigo tem como objetivo apresentar o cenário de pistas de pouso e voos irregulares que dão suporte à mineração ilegal na TI Yanomami, particularmente na Bacia do Rio Mucajaí e como tal conjuntura se cruza com a presença do garimpo ilegal, valendo-se de um recorte temporal restrito aos primeiros meses de 2023. Metodologicamente foi realizada uma consulta à bibliografia selecionada para caracterizar o modal aéreo como a espinha dorsal da logística para os garimpos, desde a Exposição de Motivos 94 (1990). Depois disto foi feita uma análise de dados georreferenciados fornecidos pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) para aquele período, e estatísticas fornecidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Biografia do Autor

Everaldo Bastos Furtado

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares, do Instituto Meira Mattos, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (PPGCM/IMM/ECEME).

Tássio Franchi

Doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB), Professor Adjunto da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)

Lucas Barreto Rodrigues

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM) – Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Gustavo Da Frota a Simões

Doutor em Ciências Sociais (UnB), Professor Adjunto da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
(ECEME)

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

BASTOS FURTADO, E.; FRANCHI, T.; BARRETO RODRIGUES, L.; A SIMÕES, G. D. F. ASAS QUE DEVASTAM A AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE DO CENÁRIO DE PISTAS DE POUSO E VOOS IRREGULARES QUE DÃO SUPORTE AO GARIMPO ILEGAL NA TI YANOMAMI. Revista (RE)DEFINIÇÕES DAS FRONTEIRAS, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 16–51, 2024. DOI: 10.59731/rdf.v2i6.4. Disponível em: http://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/article/view/4. Acesso em: 19 maio. 2024.